Como contratar uma administradora de condomínio com segurança

31 maio 2023

6 min. de leitura

Saiba como uma administradora de condomínios pode ajudar o dia a dia do seu condomínio e como escolher a melhor

Nos dias de hoje, tornou-se indispensável contar com uma empresa administradora de condomínios experiente e qualificada para garantir o bom funcionamento e a valorização do seu empreendimento.

Por isso, ter uma administradora de qualidade, idônea e atualizada faz toda a diferença. O risco envolvido na contratação de uma empresa com custo extremamente barato ou simplesmente porque é preferência de alguém conhecido, é muito alto. Por isso, cabe ao Síndico e Conselho Consultivo ter a sensibilidade de tomar decisões que criem benefícios para toda a coletividade, garantindo que o condomínio não tenha problemas futuros. Conheça algumas dicas da Graiche para administrar o seu condomínio.

Por isso, observar a estrutura, qualidade, funcionalidade, experiencia, histórico e solidez são essenciais para garantir uma boa contratação. Aliás, a administradora de condomínios é quem lida com a parte financeira, com as questões tributárias e questões legais, por isso não dá para simplesmente utilizar apenas o item “economia”, negligenciando uma maior análise da empresa, em alguns casos onde o barato acaba causando prejuízo a longo prazo. Afinal de contas, estamos tratando de um patrimônio de milhões de reais!

Conheça alguns pontos essenciais para levar em conta na hora de pensar qual a melhor administradora de condomínios para você:

Tradição e experiência no mercado

Empresas que oferecem um serviço de qualidade, estruturadas e seguras, conseguem manter-se no mercado por muito tempo, com crescimento acentuado. Dessa forma, o período de atuação é um bom indicador de excelência.

Patrimônio e Solidez

Verifique se a empresa tem patrimônio, tem lastro financeiro para operar dentro das prerrogativas ao qual se dispõe na contratação. A solidez do negócio garante maior responsabilidade na gestão financeira e legal do condomínio, funcionando como uma garantia de bom trabalho, afinal representa a experiência da companhia.

Estrutura e Organização Interna

Observe a estrutura que a Administradora oferece. Exemplificando, não é recomendável que o proprietário faça o atendimento, monte pastas de prestação de contas, libere pagamentos, faça as assembleias e centralize tudo. Por isso, é necessário que cada área tenha um especialista, que possa dar segurança nas operações e na assessoria ao síndico.

A administração de um condomínio requer o domínio de um grande número de demandas específicas e complexas, por isso uma administradora bem estruturada e com uma organização interna sólida representa maior credibilidade.

Sede da Empresa

Outro ponto que pode ser valioso é saber como é a sede da empresa: endereço fixo, se está no endereço por muito tempo e se tem meios de contato que sejam confiáveis (como um telefone ou a possibilidade de visitar presencialmente para resolver problemas). Visite a empresa para conhecer o local, as condições, como trabalham e se esta administradora oferece condições seguras para sua contratação. Se o imóvel for próprio, é outro ponto forte a ser observado, já tem um lastro financeiro comprovado.

Investimento em Sistemas / Modernidade

É dever sagrado de uma Administradora Condominial estar à frente nas inovações e acompanhando o ritmo das tendências atuais de disponibilidade de informação ao cliente. Para a proteção do patrimônio, é necessário ter transparência e disponibilizar aos clientes, síndico, conselheiros e condôminos, uma vasta gama de dados e informações em tempo real, desde saldos, movimentação financeira, documentos de pagamento, contas futuras a pagar, extratos, prestação de contas, etc.

As melhores empresas do ramo disponibilizam portais e apps com todas as informações necessárias para o acompanhamento financeiro, on-line, em tempo real que possuem tecnologia para garantir a segurança da rede e a integridade das informações, com alto nível de segurança, além de, aperfeiçoamento constante de seus canais digitais, sistemas de controle, operação, produtos modernos e seguros para melhorar a qualidade de vida de seus clientes.

O investimento em sistemas é também uma forma de trazer mais transparência à gestão do condomínio. Por isso, uma empresa que investe nestas tecnologias é uma empresa parceira, que se adapta às modernidades e trabalha junto ao síndico.

Filiações a entidades de classe

Outro item a ser observado é se a administradora de condomínios está filiada as entidades de classe. Isso demonstra seriedade, capacidade de obtenção rápida de informações corretas e relevantes para a qualidade operacional, legal e tributária que promete oferecer.

Ainda, as empresas filiadas a entidades de classe, como por exemplo a AABIC (Associação de Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios) participam de eventos, troca de informações e experiencias, cursos de capacitação, acompanham as tendências, passam por um crivo qualitativo para se manterem associadas.

Garantia de Operação e Idoneidade

A administração condominial não é uma atividade comercial legalmente regulamentada. Desta forma, podemos nos deparar com aventureiros neste mercado, que sequer apresentam as condições mínimas para poder exercer a atividade. As melhores administradoras do mercado, além de ter expertise comprovada, contratam auditoria criteriosa periódica de seus processos internos, estrutura, forma de operação e cumprimento de premissas legais obrigatórias, através do PROAD (Programa de autorregulamentação da Administração de Condomínios), certificado pela Secovi-SP que certifica administradoras de condomínios de todo o país.

Para obter a Certificação, a administradora deve cumprir rígidas exigências em termos de controles internos, processos, padrão de qualidade, gestão, tecnologia, idoneidade, entre outros fatores.

Com este certificado a administradora mostra que está qualificada e preparada para gerir condomínios com excelência, qualidade e segurança. Uma administradora séria e comprometida conta com diversos processos de auditoria que tornam o trabalho mais eficiente, transparente e seguro.

Para a gestão do seu condomínio, conte com a Graiche

A Graiche é uma empresa especializada em administração de condomínios, na liderança de mercado e possui todos os atributos acima, para lhe oferecer a mais ampla garantia de segurança na gestão de seus recursos e atendimento de suas necessidades. Temos ainda uma série de serviços que podem facilitar a sua gestão.

Além disso, a empresa conta com uma equipe de profissionais experientes e capacitados, que estão sempre prontos para atender às necessidades dos clientes e garantir a eficiência e a transparência na administração do condomínio. Com a Graiche, você pode ter a certeza de que o seu condomínio estará em boas mãos e que a sua gestão será realizada com profissionalismo e competência, sem surpresas ou prejuízos. Conheça a Graiche e saiba como podemos ajudar a tornar a gestão do seu condomínio mais eficiente.

CTA Administradora de Condomínios
VOLTAR PARA NEWS