Tomadas para carros elétricos são obrigatórias em novos prédios de SP

7 de abril de 2021

carros elétricos

Carros elétricos e híbridos agora contam com mais um incentivo para a utilização de energia limpa. Novos condomínios residenciais e comerciais da cidade de São Paulo são obrigados a disponibilizar tomadas de recarga para carros elétricos e híbridos nas garagens, com medição independente de consumo.

O PROJETO DE LEI 01-00346/2017, que altera a Lei n° 16.642 sobre o Código de Obras e Edificações, foi sancionado pelo prefeito Bruno Covas no ano passado e entrou em vigor no dia 31 de março de 2021. Continue a leitura do post para saber mais!

Para quem é obrigatório?

A obrigatoriedade não é válida para empreendimentos com obras já em andamento e nem para condomínios já constituídos, porém, cada vez mais, os carros elétricos estão se tornando uma realidade e as construtoras, as incorporadoras e a administração interna dos prédios podem utilizar esse recurso como um diferencial a mais para os condôminos.

A lei vai de encontro com a evolução da tecnologia no setor automotivo e da tendência de crescimento do uso de carros elétricos. Conforme dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), as vendas de veículos eletrificados no Brasil bateram novo recorde em 2020, com aumento de 66,5% nos emplacamentos em relação a 2019. O mercado pulou de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 em 2020. Só em dezembro foram 1.949 veículos vendidos.

Como vai funcionar o sistema de recarga para carros elétricos?

A principal alteração na lei diz que: “As vagas de estacionamento em edificações de habitação deverão ser dotadas de tomadas de alimentação elétrica, destinadas ao abastecimento de veículos elétricos e, quando multi familiares, deverão possuir medição individualizada de consumo”.

Não há informações sobre o número de tomadas necessárias para cada empreendimento, já que o sistema de recarga depende da necessidade de cada prédio ou da própria concepção e público-alvo do empreendimento. A lei deixa claro que a medição deve ser individualizada, justamente para não gerar ônus para os condôminos que não possuem um carro elétrico e abranger toda a coletividade.

Como funciona o carregamento dos carros elétricos e híbridos?

Com novas tecnologias, o condomínio também precisa se atualizar. O Grupo Graiche está preparado para receber todos com bastante inovação. Afinal, contamos com a Portaria 4.0, aplicativo exclusivo e muito mais! O sistema de carregamento dos carros elétricos e híbridos funciona por sistemas de carregamento com tecnologias inteligentes que distribuem o custo do consumo entre os usuários que realmente utilizam o serviço para seus carros.

Quando os carregadores são ligados na tomada geral do condomínio, o rateio é automatizado e o valor referente ao consumo real é destinado ao seu respectivo usuário. Em condomínios mais modernos já é possível ligar o carregador direto no relógio do proprietário.

Então, viu só como é preciso ter um condomínio atualizado? O Grupo Graiche está presente no mercado imobiliário há quase 50 anos e é uma empresa conectada com as principais mudanças e novidades sobre o universo dos condomínios. Entre em contato conosco para saber mais!


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever