Manutenção predial em dia: garantia de segurança e economia

26 de janeiro de 2022

Manutenção predial em dia garantia de segurança e economia

Com o passar dos anos, as edificações sofrem alguns desgastes e podem chegar a sofrer alterações na estrutura. Por isso, é importante se preocupar com a parte externa do edifício não apenas durante as obras de finalização, mas também com a necessidade de manter as manutenções prediais periódicas em dia.

Manutenção predial é um conjunto de atividades que visa principalmente prolongar a vida útil de uma edificação. Apesar de ser uma garantia de segurança e valorização, é vista por muitos como algo secundário, sem grande importância.

Qual a importância da manutenção predial?

Os riscos de acidentes existem em qualquer categoria de construção, desde uma recém-inaugurada a uma estrutura mais velha. A falta de manutenção provoca anualmente inúmeros acidentes, desde deslizamentos a quedas de revestimentos de fachada, coberturas, incêndios causados por falhas elétricas, etc.

Para diminuir os riscos de acidentes, é importante que ocorra a inspeção predial sem esperar que algum problema apareça para agir. Entenda melhor sobre os principais da manutenção predial:

Manutenção Preventiva

Assim como as pessoas costumam fazer exames preventivos para evitar surpresas negativas em relação à saúde com o passar dos anos, existe também a manutenção preventiva.

O objetivo é evitar que os problemas apareçam mais tarde, dando segurança para a estrutura do imóvel e mantendo a vida útil da edificação.

Manutenção corretiva

Essa é a forma de manutenção mais comum e mais conhecida dos gestores, pois ela acontece depois que o problema aparece.

Por mais que nem todo reparo dê sinais tão claros, com um bom trabalho periódico preventivo, o número de ocorrências corretivas deve diminuir bastante, gerando vantagens não só para a segurança como também para o caixa do condomínio.

Identificar os problemas com agilidade e lidar com eles sem esperar a situação aumentar é o ideal no caso da manutenção corretiva.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva pode ser confundida com a preventiva, já que ambas possuem o mesmo objetivo: o de identificar possíveis problemas com antecedência. Acontece que isso ocorre de maneira diferente.

Enquanto a preventiva está relacionada a um trabalho de inspeções periódicas, a preditiva começa ainda antes, com a máxima atenção para identificar sinais de anomalias. Nessa manutenção são usadas ferramentas de medição do desempenho e análise contínua.

Como montar um plano de manutenção predial?

Apesar de não ser do conhecimento de todos, em condomínios, negligenciar a manutenção pode resultar em responsabilização civil de proprietários, síndicos e responsáveis pelos imóveis. Para evitar problemas maiores, é imprescindível implantar um plano de gerenciamento, começando pela inspeção predial.

É por meio da inspeção predial que o programa de manutenção preventiva e corretiva poderá ser criado. Um plano de manutenção completo deve atender a edificação na totalidade, abrangendo todos os seus sistemas construtivos e elementos, como: revestimentos, instalações (elétricas, hidráulicas, de combate a incêndio e gás), ventilação, equipamentos (elevadores, bombas, etc.), estrutura, dentre outros.

A Graiche propõe uma rotina básica, de leitura e aplicação simples e objetiva, capaz de melhorar a percepção sobre o funcionamento geral dos equipamentos do condomínio e a antecipação de soluções para problemas do dia a dia.

Principais normas técnicas

O plano de manutenção predial deve ser elaborado seguindo as diretrizes da ABNT NBR 5674 Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão da manutenção. Além disso, há inúmeras normas técnicas da ABNT essenciais para a gerenciamento adequada da manutenção predial. Confira algumas:

  • 747 Inspeção Predial: traz diretrizes, conceitos, terminologia, requisitos e procedimentos para a realização da inspeção predial.
  • 5674/2012 Manutenção de edificações – Requisito para o sistema de gestão de manutenção: define como deve ser o Plano de Manutenção de uma edificação.
  • 280: discorre sobre a gerenciamento de reformas na edificação.

A manutenção predial ainda não é vista como prioridade por grande parte dos gestores e responsáveis pelas edificações, pelo menos quando se trata da opção preventiva. No entanto, é ela a responsável por evitar acidentes e é muito importante na gestão de riscos.

Gostou do conteúdo? Para estas e outras dicas sobre vida em condomínio, conte com a Graiche.


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359