Cuidados que ainda devemos ter no uso das áreas comuns

15 de dezembro de 2021

A flexibilização das restrições quanto aos acessos às áreas comuns dos condomínios já acontece na grande maioria dos edifícios de São Paulo, acompanhando as principais decisões do Governo e Prefeitura das cidades no combate à pandemia e a alta taxa de vacinação. Porém, ainda existem cuidados que devemos ter no uso das áreas comuns e espaços de lazer.

O momento permite o funcionamento dos ambientes, com a liberação dos salões de festas, piscinas, academias e saunas. Acontece, que com a chegada da nova variante do coronavírus, certos cuidados, que estavam sendo abandonados, precisam ficar e serem reforçados.

Primeiro de tudo, é fundamental estar atento aos protocolos de saúde da sua cidade. Até o momento, não foram estabelecidas novas restrições, mas é importante acompanhar a evolução dos casos, além de decretos, leis e diretrizes que possam vir.

O segundo ponto principal, que sempre reforçamos, é ouvir a coletividade. Leve todas as questões que envolvam o uso dos espaços comuns para discussão em uma Assembleia ou até mesmo em uma enquete.

Desde o início da pandemia, fala-se da importância do condomínio estabelecer um protocolo de limpeza das áreas comuns. Agora com a abertura dos espaços, torna-se mais essencial uma rotina de limpezas com periodicidade, que reforce a higienização das áreas tocadas (elevadores, puxadores, corrimão, equipamentos da academia) e também a priorização por ambientes bem ventilados e o uso da máscara nas áreas comuns.

Trouxemos alguns cuidados especiais que o condomínio deve manter no uso das áreas comuns: 

Cuidados ao usar a academia:

Além de estabelecer a periodicidade de higienização conforme o uso, a indicação é que se mantenha a área ventilada, com janelas e portas abertas. O uso do ar-condicionado não é recomendável.

A administração do condomínio deve reforçar a necessidade do distanciamento social de 1,5m e a obrigatoriedade da máscara durante o uso da área.

Cada um deve limpar os aparelhos e acessórios coletivos antes e depois de usar. Para isso, o condomínio deve disponibilizar itens que facilitem essa ação, como álcool em gel e paninhos de limpeza descartáveis.

Uso de piscinas e playgrounds:

Esses espaços estão mais propensos à aglomeração de diferentes apartamentos. Porém ainda existem algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar as chances de contaminação.

É recomendado dar preferência ao uso dos próprios itens e brinquedos. Quando coletivo, esteja atento à higienização antes e depois. Uma outra opção, caso os condôminos tenham se adaptado, é continuar com o agendamento prévio para uso da piscina, evitando a concentração de muitas pessoas em um mesmo horário.

Vale ressaltar, que as regras básicas devem continuar valendo. O uso de máscaras, álcool em gel e higienização reforçada são fundamentais. É importante que a administração do condomínio continue realizando campanhas de orientação aos moradores, visitantes e funcionários, em relação ao uso das áreas comuns.

Gostou do conteúdo? Para estas e outras dicas sobre vida em condomínio, conte com a Graiche.

 

 

Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359