Saiba como detectar possíveis vazamentos de água em sua casa

15 de julho de 2021

Saiba como detectar possíveis vazamentos de água em sua casa

Apesar de ser notado com mais frequência quando acompanhado de algumas características físicas, como mofo, umidade ou papel de parede soltando, vazamentos de água são muito comuns e podem ser silenciosos.

Além de resultar em aumento na conta de água, esse problema que pode estar passando despercebido, também gera desperdício. Segundo a Sabesp, um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza o desperdício de mais de 4 mil litros de água por mês.

Por esses motivos, trouxemos alguns pontos importantes para ficar de olho e saber se você possui algum vazamento em casa. Explicaremos ainda de quem é a responsabilidade em caso de vazamentos.

Veja alguns testes para detectar vazamentos de água:

Verifique o hidrômetro

Uma medida válida para os apartamentos e casas em condomínios com aferição de água individualizada é verificar a medição do hidrômetro. Para isso, você vai precisar fechar bem todas as torneiras e desligar todos os aparelhos que usem água.

Em seguida, veja o número inicial que aparece no relógio de água (hidrômetro). Então, após uma hora, verifique se o número que constava inicialmente ou o ponteiro se movimentou. Caso isso ocorra, é a constatação de que há algum vazamento.

Vaso sanitário

Outro bastante simples e conhecido é o teste do vaso sanitário. No qual, basta jogar borra de café no vaso e observar se ela ficará depositada no fundo. Caso contrário, é um sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Canos alimentados diretamente pela Sabesp

Primeiro, feche o registro de água na parede. Após isso, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp e aguarde a água parar de cair. Em seguida, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver sucção da água no copo, é sinal de que existe vazamento no cano.

Tubulação embutida na parede

Normalmente, as evidências físicas como umidade, o aparecimento de manchas com mofo, mudança na coloração do revestimento, entre outros, são  sinais de vazamento na tubulação.

No entanto, antes de as consequências físicas aparecerem, você pode fazer um teste, caso saiba por onde passa o encanamento. Para isso, basta fazer o “teste da batida”, em que ao bater na extensão do encanamento você irá verificar se o som é diferente em alguma parte. Caso seja, há chances de haver um vazamento.

Agora surge a dúvida: em caso de vazamentos em condomínios de quem é a responsabilidade pelo conserto?  

Cada caso deve ser analisado individualmente. Os moradores quando notam a presença de um vazamento ou infiltração na parede já responsabiliza o condomínio, mas nem sempre é o caso.

Quando ocorre na tubulação principal do prédio (canos verticais, colunas ou áreas comuns) a responsabilidade é do edifício e o problema deve ser resolvido pela administração do condomínio. Se o problema estiver na tubulação horizontal(ramais), deve ser resolvido pelo morador do apartamento. Em ambos os casos o ideal é reparar o quanto antes.

No caso de a responsabilidade ser do condomínio, as despesas devem ser rateadas conforme a fração ideal de cada um dos condôminos ou conforme determinado na Convenção do Condomínio.

Já nos casos de responsabilidade do próprio morador, o condômino afetado e que se sentir prejudicado deve entrar em contato diretamente com o síndico para orientação a resolução do problema de forma amigável.

Caso a resolução amigável não funcione, o condômino deve formalizar o comunicado por notificação (2 vias impressas) e pedir a assinatura do notificado, que assim demonstrará conhecimento sobre o problema. Se mesmo assim nenhuma atitude for tomada, a parte prejudicada, pode entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível para solicitar os reparos e possível indenização.

E caso precise de um apoio em seu condomínio, conte com o Grupo Graiche.

Que tal pensar em um condomínio mais sustentável? Pode ser mais fácil do que você imagina! Confira nosso e-book e saiba mais.

graiche + sustentável


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever