6 dicas incríveis de decoração sustentável para a sua casa

21 de dezembro de 2021

Dizem que é o interior que conta e, no que se refere à sua casa, se for recheado de decoração sustentável, melhor ainda!

Quando falamos em sustentabilidade para os espaços internos de uma casa, geralmente estamos nos referindo à uma decoração sustentável e designs ecologicamente corretos, usando materiais que contribuem na redução do impacto ambiental.

Trazer esse conceito para a sua casa não significa sacrificar seu estilo ou gosto pessoal, nem tornar tudo monocromático, chato e sem vida. Hoje, já é possível encontrar uma variedade de produtos e explorar ideias que darão um toque charmoso e muito mais sustentável ao seu lar.

Ao contrário do que se pensa, a decoração sustentável não é necessariamente cara, estranha ou difícil de manter. Existem centenas de opções para atualizar sua casa, renová-la e torná-la bonita sem gastar muito dinheiro ou fazer uso de energia, água e recursos naturais desnecessários.

Fizemos uma lista com algumas dicas que são fáceis, acessíveis e, ao mesmo tempo, menos prejudiciais para o meio ambiente. Continue a leitura!

O que é decoração sustentável?

Do ponto de vista do design, uma decoração sustentável significa usar produtos e materiais que respeitem tanto os recursos naturais quanto os seres humanos e não prejudiquem o planeta.

É fácil renovar a sua casa com essas dicas rápidas: 

 

1. Reduzir, reutilizar e reciclar

A maneira mais fácil trazer a sustentabilidade para a decoração é usar materiais reciclados, de segunda mão, vintage ou até antiguidades.  Ao invés de comprar novos itens para casa, restaure , recicle ou tente encontrar novos usos para seus móveis antigos.

Se decidir comprar um novo, procure por produtos feitos com materiais naturais, como linho, bambu ou madeira de reflorestamento.

2. Compre de artesãos locais

Artistas independentes podem fazer obras de arte ou peças de cerâmica exclusivas que, por não dependerem de transporte para entrega, reduz os gastos com energia e as emissões de carbono.

Apoiar artistas independentes também impulsiona e promove a economia sustentável. Caso opte por empresas, procure verificar o quão transparentes são sobre sua  política e compromisso com a sustentabilidade. Existe uma variedade imensa de produtos artesanais, produzidos com os mais diferentes materiais. Você pode inclusive se aventurar e criar as suas próprias peças!

3. Plantas, plantas e mais plantas

Plantas, plantas e mais plantas

A maneira mais simples e fácil de tornar a sua casa mais verde é ter algumas plantas no interior. Além de melhorar a qualidade do ar da casa, as plantas internas também são uma ótima maneira de iluminar um canto que de outra forma seria enfadonho, contribuindo também para o seu bem-estar.

É comprovado que elas reduzem os níveis de estresse e aumentam o humor. Você pode começar com algumas plantas de baixa manutenção, como samambaias, suculentas, lírios da paz, entre outras. Mas lembre-se sempre de que a escolha das plantas é muito importante para que seja mais fácil sua adaptação no local onde ficará.

4. Iluminação Natural

Aproveite a iluminação natural ou substitua algumas lâmpadas dentro de casa pelas LED. Assim, você reduz o consumo de energia. Mesmo que seu espaço não tenha grandes janelas, é possível tornar os ambientes mais claros, optando por cortinas mais leves ou persianas, que permitem o controle manual do fluxo de luz.

Dica extra quando falamos em iluminação: você pode instalar um dimmer nas luminárias que mais usa na sua casa. Eles são perfeitos para áreas como salas de jantar e estar. Além de reduzir os gastos, sua casa se torna mais eficiente do ponto de vista ecológico.

5. Materiais Naturais

Ao comprar móveis, opte por aqueles feitos de materiais naturais e sustentáveis. Madeira é uma das opções mais populares, mas certifique-se sobre sua origem e manejo.

Outro material popular é o bambu, ideal para vários móveis, desde cadeiras ​​a estantes de livros. Peças feitas de rattan e vime também são ótimas opções de decoração sustentável.

6. Tecidos Naturais

Inclua também tecidos naturais na decoração da sua casa. Os tecidos sintéticos não são prejudiciais, mas podem ter sido feitos com processos que prejudicam o meio ambiente.

Os tecidos naturais são ideais para qualquer tipo de decoração, de cortinas a estofados. Existem diversas opções como algodão orgânico, lã e linho. Você também pode encontrar carpetes e tapetes feitos de juta ou fibras recicladas.

Está pronto para ter uma casa com uma decoração mais sustentável?

Gostou do conteúdo? O Grupo Graiche tem o compromisso com a sustentabilidade. Quer implementar alguma ação sustentável no seu condomínio? Conte com a Graiche.

Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359