Você sabe o que é mito ou verdade sobre reciclagem?

13 dez 2022

5 min. de leitura

O processo de reciclagem beneficia o meio ambiente ao dar “vida” nova a resíduos que seriam descartados. Com a reciclagem, os materiais que são jogados no lixo podem ser transformados no mesmo produto ou convertidos em outros fins. 

Dados da Prefeitura de São Paulo apontam que, todos os dias, o paulistano produz, em média, 1,2 quilo de lixo por habitante. No total, são 18 mil toneladas por dia, sendo que 12 mil são somente de resíduos domésticos. 

Mas quando falamos em reciclar o lixo, é bem comum ter diversas dúvidas sobre o que pode ou não ser reciclado e como fazer o descarte correto dos produtos.

O principal mito sobre a reciclagem é na hora de separar os materiais recicláveis em categorias, divididas em plástico, papel, metal e vidro. Ainda, existem materiais e objetos que parecem, mas não são recicláveis. Você sabe quais seriam eles? Será que você está fazendo a separação correta desses materiais?

Continue a leitura e descubra alguns mitos e verdades sobre a reciclagem. 

1. Papel, vidro, metal e plástico. São sempre recicláveis?

Mito.  No caso do papel, é possível que o reaproveitamento seja inviabilizado por conta do material orgânico como o lenço de papel, papel higiênico, papel amassado. O mesmo vale para absorventes, fraldas descartáveis… E ainda, louça, barbeador descartável, papel-carbono, esponja de aço, etiqueta adesiva, cabo de panela e muitos outros não podem ser reciclados. Por isso, fique atento se você não está levando materiais errados à lixeira.

2. Preciso lavar as embalagens antes de separá-las para reciclagem?

Mito. Não é preciso lavar as embalagens, mas em alguns casos, vale usar o bom senso. Assim, você evita situações desagradáveis pelo mau odor até que os recicláveis sejam recolhidos.

3. Lixo eletrônico deve ser jogado em um lixo diferente?

Verdade! Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes desses produtos são obrigados a oferecer um sistema de logística reversa para que o produto não seja descartado em local incorreto. Ao ser jogado diretamente no lixo comum, eles podem causar danos ao meio ambiente. 

4. Isopor não pode ser reciclado.

Mito. O isopor é um plástico. Derivado do petróleo, ele é 100% reciclável. Esse mito é tão forte que quase ninguém lembra de descartá-lo na hora da separação.  

5. Cacos de vidro não podem ser reciclados.

Mito. Durante o processo de reciclagem, eles se tornam maleáveis e podem dar origem a novas formas de vidro, grandes ou pequenos.

6. Lixo orgânico pode ser reciclado?

Verdade. O lixo orgânico, ao ser eliminado de forma correta, também pode ser reciclado, podendo virar combustível e adubo. Existem duas formas de reciclar o lixo orgânico: a compostagem, gerando adubo para ser usado em plantações, e por meio da produção de biogás.

O lixo orgânico é qualquer resíduo que tenha origem vegetal ou animal. São basicamente compostos por restos de alimentos, como casca de ovo, borra de café, casca de banana, entre outros. Esses tipos de resíduos também devem ser descartados corretamente, pois, além do mau cheiro, contaminam o solo e a água por conta da sua decomposição. 

O processo de compostagem visa diminuir o impacto nos aterros sanitários. É uma alternativa simples e que pode ser feita em casa.

7. Todo lixo orgânico pode ser usado na compostagem.

Mito. Alimentos como queijo, carne, alho e arroz não são recomendados por atrair pragas, estragando o adubo que será gerado. O ideal é usar cascas de ovo, iogurte, cascas de frutas ou sementes.

8. Se seu bairro não tem coleta seletiva, você não tem como reciclar o lixo.

Mito. Existem algumas formas de coletas de materiais recicláveis se a sua região não é contemplada pelo sistema de porta a porta. Através da entrega voluntária (PEV) em postos de coleta distribuídos pela cidade nas escolas, praças, supermercados, etc., é possível depositar os materiais separados nos respectivos coletores. Existem também empresas especializadas que retiram os materiais selecionados e encaminham para as usinas de reciclagens mediante contratos ou solicitações. 

graiche + sustentável

A Graiche é membro GBC Brasil – instituição que fomenta práticas sustentáveis no país – e possui em sua atuação práticas ESG de Sustentabilidade, Social e Governança. Pensando nisso, disponibilizamos um material informativo e didático para você implementar de forma simples e prática a coleta seletiva. Além disso, neste e-book gratuito você encontra outras ações para tornar seu condomínio mais sustentável.

Achou interessante e quer saber mais? Fale com a Graiche!

VOLTAR PARA NEWS