DICAS IMPORTANTES PARA A AQUISIÇÃO DO PRIMEIRO IMÓVEL

18 ago 2022

9 min. de leitura

Chega um momento na vida em que as pessoas desejam conquistar a sua independência, construir a própria família e, assim, ter um lar para chamar de seu. O primeiro imóvel é parte do processo de amadurecimento da vida adulta e é o grande sonho de muitas pessoas. Por diferentes razões, desde um casamento até a liberdade em ter o próprio espaço.

Como se trata de escolha muito especial e requer atenção em inúmeros aspectos, selecionamos neste post algumas dicas para você fazer a melhor escolha possível ao investir em seu primeiro imóvel.

Defina o tipo de imóvel

Para escolher um imóvel é preciso saber qual o seu estilo de vida e as suas necessidades. Dessa forma, você terá mais assertividade em sua busca por imóveis.

Tem quem pense em morar só, outros planejam dividir espaço com alguém, você pode ter ou não ter pets, já ser uma família com filhos ou ter planos de formar uma, as possibilidades são inúmeras.

Confira alguns aspectos que devem ser considerados para cada tipo de imóvel e entenda qual é o melhor para o seu caso.

Apartamento

Se a sua rotina é agitada, você trabalha ou estuda fora e acaba passando a maior parte do dia longe de casa, o ideal é buscar um apartamento que seja confortável, mas sem a necessidade de ser muito grande.

Já para quem costuma ficar mais em casa e recebe muitas visitas, é interessante procurar imóveis que ofereçam áreas de lazer, como playground, quadras, salão de festas, churrasqueiras, piscinas, entre outras opções de lazer. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo o seu lar!

Para quem gosta de reuniões com os amigos, é interessante procurar um lugar com uma sala grande. Quantas pessoas vão morar no imóvel? Essa informação é importante para definir a quantidade de quartos.

Gosta de cozinhar? Um imóvel com cozinha ampla ou espaço gourmet será sua melhor opção. Ama esportes? Então ter uma academia ou quadras no prédio farão a diferença! Vale lembrar também que os apartamentos tendem a ser mais seguros, pois, geralmente, têm um sistema de câmeras de segurança e portaria.

Casa

Se você precisa de mais espaço, tem uma família grande, um ou mais animais de estimação e mais de um carro, por exemplo, o ideal é que seu primeiro imóvel seja uma casa, mas lembre-se de se informar sobre o IPTU e a segurança da rua.

Geralmente, os moradores se unem e contratam profissionais especializados para fazer a segurança ou ronda da rua. Observe também como é a convivência do bairro, para saber se o local tem muitos barulhos ou muita movimentação. Para quem trabalha em casa, ter mais silêncio é essencial. Buscar casas com quintal ou jardim também facilitará para que as crianças e os bichinhos de estimação se sintam mais confortáveis.

Quem tem família grande, com mais de um filho, por exemplo, e costuma receber familiares e amigos para comemorar, também é interessante investir em uma casa. Dessa forma, você terá mais liberdade em relação ao som e espaço.

Procure por uma boa localização

Qual bairro ou região combina mais com as suas atividades? Se você não tem carro, por exemplo, é importante identificar se a região está próxima a estações de metrô e pontos de ônibus.

Já para as famílias, saber se a escola dos pequenos está por perto deixará a rotina mais prática. Perceba se o trabalho também é próximo para não ter problemas com trânsito.

Cada região, bairro e cidade têm suas características e seus valores de compra por metro quadrado. Quanto mais afastados dos centros, mais baratos. Considere também o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que varia muito dependendo da região, entenda mais nos próximos tópicos.

Ah, lembre-se que ter um lar com boa ventilação, iluminação e que receba sol é essencial! Tanto para secar as roupas quanto para arejar o ambiente. Em tempos de pandemia, é bom até para tomar um pouco de sol dentro de casa. Geralmente, imóveis voltados para a face sul são bem menos iluminados.

Visite o local em horários diversos, verificando com os vizinhos se existem inconvenientes.

Procure se informar com os moradores se há na rua inundações, movimento noturno excessivo, feiras-livres, ou ainda outros acontecimentos frequentes que possam perturbar a sua vida. Eles poderão ainda informá-lo sobre o bairro e no caso de condomínios, sobre os pontos positivos e negativos dos mesmos.

O ideal é verificar junto à prefeitura se há projetos de mudanças na região, o que pode significar desapropriações ou mudanças significativas, como a passagem de uma avenida na sua porta.

Faça um planejamento financeiro

Para garantir que seu primeiro imóvel não gere imprevistos financeiros, é importante realizar um planejamento. Muitas pessoas, quando pensam em morar sozinhas, focam apenas no aluguel ou no valor do imóvel e esquecem do restante dos custos, como os de alimentação, transporte, lazer, saúde, impostos, manutenções, emergências, entre outros.

Há também os custos com os eletrodomésticos novos, caso você não tenha; e com a mudança, caso precise de um carreto. Realizando um planejamento você evita passar por dificuldades financeiras.

O ideal é reservar uma boa quantia financeira antes de investir em seu primeiro imóvel e separar uma parte de suas economias para seu desenvolvimento pessoal, como para realizar cursos, viajar, comprar, investir etc. A respeito dos custos com documentos, taxas e impostos, confira no tópico a seguir.

Informe-se sobre a documentação

Facilitar processos burocráticos é um dos desejos das pessoas durante a compra de um imóvel. Sabendo disso, separamos as informações necessárias para você saber quais são os documentos mais importantes.

Documentação do comprador:

  • Certidão de estado civil atualizada;
  • Carteira de Identidade RG;
  • Cadastro de Pessoa Física CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda atualizado;

Documentação para quem utilizará o FGTS:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) original para a comprovação do tempo de trabalho e de contribuição;
  • Extrato de conta vinculada ao FGTS;
  • Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração permitindo a utilização do Fundo.

Documentação do imóvel:

  • Matrícula do imóvel, certidão atualizada de ônus reais e certidão de inteiro teor;
  • Certidão negativa de débitos municipais – IPTU;
  • Declaração de inexistência de débitos condominiais (quando apartamento);
  • Três últimas contas de água, luz e gás;
  • Habite-se e, quando se tratar de imóvel novo, o CND/INSS averbadas no Cartório de Registro de Imóveis competente;
  • Planta do imóvel (aprovada pela prefeitura) ou croqui dimensionado e com assinatura do engenheiro ou arquiteto;
  • Certidão de ações reais e reipersecutórias (para verificação da existência de ações judiciais que estejam discutindo questões atreladas ao imóvel);

Documentação do Vendedor:

  • Certidão de estado civil atualizada;
  • Carteira de Identidade RG;
  • Cadastro de Pessoa Física CPF;
  • Certidões negativas:
    – Feitos Estaduais, Federais e Trabalhistas
    – Ações cíveis
    – Interdição, tutela e curatela
    – Protesto de títulos

Avalie a condição do imóvel

Se você já realizou o seu planejamento financeiro e está começando a visitar imóveis, é de extrema importância para a escolha que você repare nos seguintes aspectos de conservação:

  • estrutura;
  • pintura;
  • sinais de rachadura;
  • vazamentos (goteiras);
  • mofo e bolor;
  • aparência do chão – se o piso é uniforme;
  • situação da parte elétrica e hidráulica;
  • portas e janelas;
  • se há presença de insetos;
  • proximidade de esgotos abertos ou lixões.
  • No caso de condomínios é importante conhecer como é o sistema da garagem, se há vagas delimitadas ou rotativas e se exige a manobra de outro veículo para estacionar.

Ao comprar um imóvel, tenha essas importantes informações para fazer um bom investimento. Papéis de parede e pinturas podem esconder alguns problemas graves, então observe tudo com muita atenção!

Conte com o suporte de uma imobiliária

Comprar imóveis com uma imobiliária se torna uma grande vantagem na hora de pesquisar um imóvel para aquisição, principalmente pela facilidade e melhor conhecimento que a imobiliária possui.

Algumas dessas vantagens são: conhecimento do mercado, domínio do poder de negociação, ter todas as informações jurídicas necessárias, facilidade de visitas e vistorias, diminuição de burocracias, segurança na compra e venda, sendo esses fatores importantes na hora de comprar.

Portanto, a imobiliária se torna peça essencial. Ela é a ponte principal entre o vendedor e o comprador de um imóvel, pois possibilitará que a aquisição se torne um processo mais seguro e mais fácil, trazendo garantias para ambos.

Pesquise sobre a imobiliária!

DICAS IMPORTANTES PARA A AQUISIÇÃO DO PRIMEIRO IMÓVEL - FALE CONOSCO

Essas informações ajudam muito a ter segurança total na decisão da compra do seu primeiro imóvel. Após definir o tipo de imóvel, realizar um planejamento financeiro, escolher a região, verificar a conservação do imóvel, saber se o valor cabe em seu orçamento e reservar quais são os documentos necessários e as taxas a pagar, você concretizará seu sonho!

Afinal, tudo é possível quando realizamos um bom planejamento, temos cautela, coragem, o máximo de informações possíveis e a opinião de especialistas e pessoas com experiência de vida.

Precisa de ajuda para concretizar o sonho de ter seu primeiro imóvel? Conte com o Grupo Graiche! Certamente, o imóvel do jeito que você deseja, você pode encontrar com a Graiche.

VOLTAR PARA NEWS