CONEXÃO GRAICHE: CLIENTE DIGITAL
O que significa ser um cliente digital?
Acredite, todos nós já somos clientes digitais. Mas é importante compreender e saber administrar nossa vida digital.
Algumas pessoas dominam as ferramentas e os processos digitais, se sentem seguras e aptas. Muitos já nasceram nessa “era digital” e nem mais dissociam sua vida em outro formato.
Nossa rotina mudou muito e de forma ainda mais rápida nos últimos 5 anos.
MAS AFINAL, O QUE É CLIENTE DIGITAL?
O cliente digital é a soma de tudo que você aciona de serviços, produtos, pagamentos e envio de dados com empresas prestadoras de serviços de forma online.
Por que é importante compreender e saber como agir sendo um cliente Digital?
O Cliente digital pode ter muitas vantagens. Destacamos a segurança para pagamentos e compartilhamento de dados, a agilidade no atendimento e a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e até mesmo custos.
Mas para ter esses benefícios é preciso estar atento a detalhes que garanta a segurança e previna golpes.
Na prática já somos clientes digitais de diversas formas, mas é importante se empoderar mais sobre o tema e até mesmo passar a escolher produtos e serviços que operam já com esse conceito.
Mas atenção, ser um cliente digital não significa que deixar de ter um atendimento humano, atencioso e personalizado, quando necessário. O atendimento digital está focado em serviços que dispensam a ação humana, como consulta de documentos, solicitações, agendamentos e comunicados que agilizam os processos.
QUAIS SÃO OS MAIORES BENEFÍCIOS DE SER CLIENTE DIGITAL?
- REDUÇÃO DO RISCO DE FRAUDES OU VAZAMENTO DE DADOS
– Previne a possibilidade de cair no golpe de boleto impresso falso, infelizmente a modalidade de golpe mais comum na atualidade. Os impressos são trocados no envio de remessas, ou de alguma forma são interceptados e chegam com aparência muito próxima dos boletos originais, o que torna difícil não cair no golpe sem uma análise detalhada.
– Também existem as ofertas de facilidade de pagamentos com desconto por PIX. Na maioria das vezes não são ofertas reais. Você pensa que está pagando a empresa que contratou, mas na verdade a transferência é feita para outra conta e você continua com o débito.
Ressaltamos que o Grupo Graiche, por exemplo, não recebe pagamentos por PIX ou transferências bancárias, atuando somente com boletos bancários devidamente registrados na rede bancária.
– As empresas precisam seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (a tão comentada LGPD). Devem para isso construir e ofertar ferramentas e canais digitais que assegurem essa proteção, evitando assim dores de cabeça com o uso indevido de nossos dados para uma infinidade de golpes. Por isso é importante usar portais ou aplicativos das empresas com quem se relaciona, sem utilizar atalhos, e sempre conferir os links dessas plataformas e checar se está em um ambiente seguro.
- PRATICIDADE, COMODIDADE E AGILIDADE SÃO OUTRAS VANTAGENS
– Ser cliente digital facilita o contato, as solicitações de serviços e informações. Usar as ferramentas e canais digitais não significa que terá um atendimento robotizado, sem atenção.
– Já nos acostumamos com o pedido de delivery e sua praticidade, o mesmo deve acontecer com outros serviços online. O atendimento digital reduz o tempo de espera, tudo que você solicita fica registrado, agiliza o esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas, e suas demandas e necessidades chegam direto ao Departamento onde pode ser solucionada.
– Não precisamos mais esperar chegar um impresso para obtermos informações ou pagar uma conta. O Atendimento digital reduz ainda erros de manuseios e perda de documentos. Muitos serviços essenciais já são assim e essa é uma cultura sem volta.
– O atendimento digital permite também o autoatendimento, que pode ser feito 24h por dia, 07 dias da semana, no momento em que for conveniente para o cliente.
- SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS
– Reduzir o impacto ambiental deve ser um compromisso de todos nós. Mesmo com o uso de papeis com origem de reflorestamento e com o avanço das coletas seletivas e reciclagem, cada ação nossa gera impactos no meio ambiente como por exemplo: a produção da tinta dos impressos, os combustíveis para a entrega destes impressos.
– Outro desafio é o armazenamento de documentos e comprovantes que necessitam de grandes espaços físicos e ainda podem se deteriorar. O formato digital garante o armazenamento de forma segura, organizada, de fácil localização e pelo tempo necessário.
VAMOS AOS EXEMPLOS PRÁTICOS USANDO O GRUPO GRAICHE COMO MODELO
O que o cliente digital Graiche usufrui:
• Pagamento de boletos por DDA – Débito Direto Autorizado – forma mais segura e ágil de programar pagamentos. Tudo direto no seu banco, em ambiente seguro e com sua validação.
• Pelo portal e aplicativo da Graiche o cliente tem acesso a toda documentação do seu condomínio ou imóvel alugado. Extratos, pagamentos, prestação de contas, boletos. Documentos armazenados de forma segura, mas com a transparência necessária.
• Também através do meio digital disponibilizamos serviços como reserva de salão de festas, acesso aos regulamentos, agendamento de mudanças, liberação de prestadores, cadastro de visitantes e novos moradores, atualização periódica de circulares, comunicados eletrônicos mais eficientes, controle de recebimento de encomendas com uma expedição mais inteligente, desafogando a portaria para que ela dê atenção para outras prioridades.
• Temos ainda o Cartório digital para assinatura digital de documentos, emissão de certidões negativas digitais e segurança no armazenamento e histórico dos documentos.
• E claro, as assembleias virtuais que começaram na pandemia, mas possibilita a participação e interação de mais condôminos e com mais conforto.
Viu como muitos desses exemplos você já usa na prática como cliente Graiche e certamente com muitos outros prestadores de serviço.
Ser cliente digital te traz muitos benefícios, e com pequenos cuidados te ajudam na rotina e fortalecem o relacionamento com os bons prestadores de serviços.