Que tipo de síndico você é?

20 de julho de 2022

Tipo de Síndico

Alguns síndicos são responsáveis ​​por prédios modestos enquanto outros supervisionam empreendimentos com centenas de apartamentos. Independentemente do tamanho do condomínio, todos os síndicos são encarregados de lidar com as operações do dia a dia.

Além dos diferentes tipos de empreendimento, existem também diferentes tipos de síndicos.

Síndico Orgânico x Profissional

Um síndico pode ser um morador do edifício ou um síndico profissional. Ambos têm as mesmas responsabilidades e funções: relacionamento do dia a dia com a administradora, acompanhamento do cronograma de manutenções periódicas, comandar os funcionários, ouvir e mediar os conflitos entre os moradores, todos devem ser eleitos nas assembleias.

A única diferença entre eles é o profissional ser considerado um colaborador externo. O síndico profissional pode atuar tanto de forma independente como por meio de uma empresa. Já o Síndico Orgânico é proprietário de unidade.

Perfis de Síndicos

Sabia que existem diferentes perfis de síndico? Você sabe em qual deles você mais se encaixa? Continue a leitura e descubra qual é o estilo mais aproximado da sua gestão administrativa.

Que tipo de síndico você é?

Cada síndico tem um estilo próprio de gerenciar o condomínio. O mais importante é que o síndico administre os interesses comuns do empreendimento, esteja por dentro da legislação e de tudo que envolve a gestão condominial. Mas é claro que, dentre todos os perfis possíveis, um síndico gente boa, alegre e antenado às novidades seja muito mais querido que um síndico de cara fechada, arrogante ou aquele do tipo “indisponível”. E você, como é o seu perfil?

  1. Ocupado/ Ausente

O síndico do tipo ocupado é aquele que raramente está disponível para as chamadas dos demais condôminos. É o famoso “deixe um recado que retorno depois”. Muitas vezes, por não ter tempo para as questões do condomínio, esse tipo de síndico acaba delegando as funções para a administradora ou o conselho e pode deixar transparecer que não está interessado na sua função.

  1. Democrático/ Inclusivo

O síndico democrático é aquele que está sempre incentivando a participação de todos e propõe discutir abertamente as questões do condomínio.  Apesar de ser um estilo inclusivo, em que as opiniões de muitos são ouvidas e debatidas, o muito cacique para pouco índio pode gerar tantas ideias – e muitas vezes desconexas – em que nada é efetivamente realizado.

  1. Centralizador/ Monopolizador

O síndico centralizador é aquele que não delega nenhuma função, não consulta os condôminos nas tomadas de decisões. Ele resolve tudo sozinho e, muitas vezes, pode ficar tão sobrecarregado de funções e resoluções que acaba não levando adiante muitos projetos – por falta de tempo, visão e até mesmo conhecimento.

  1. Pau pra Toda Obra/Multifuncional

O síndico multifuncional está sempre disponível, assume várias funções e quer cuidar de tudo ao mesmo tempo, inclusive muitas que nem estão dentro do seu escopo de trabalho como, por exemplo, manutenção de reparos, consertos, limpeza, etc. Embora seja extremamente prestativo, pode acabar negligenciando exatamente a parte mais importante do seu trabalho e se perder na sua prioridade.

  1. O Empreendedor/ Visionário

O síndico empreendedor está sempre em busca de negócios, ações ou atitudes que possam trazer benefícios e melhorias ao condomínio.  Geralmente, é visionário, com muita criatividade, com novas propostas para resolver os problemas. Inclua aí o uso de ferramentas e tecnologias para otimizar a gestão condominial. Só que com tantas ideias, pode ser que perca o foco nas prioridades.

Em qual perfil você ou o síndico do seu condomínio mais se encaixa? Para receber dicas para cada tipo de perfil de síndico, clique no banner abaixo e receba um infográfico detalhado. Aproveite para aprender e ser um síndico ainda mais eficaz.

Tipo de Síndico

Gostou do conteúdo? Se está procurando uma opção de confiança e com especialistas no assunto, confira os serviços de administração condominial oferecidos pelo Grupo Graiche!


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359