Proteja o seu condomínio contra incêndios

17 ago 2021

3 min. de leitura

Incêndios domésticos são mais comuns do que se imagina. Com as medidas restritivas ocasionadas pelo coronavírus esse número aumentou no último ano, de acordo com dados dos bombeiros. Isso porque, com uma maior quantidade de aparelhos elétricos ligados simultaneamente, há uma sobrecarga elétrica, aumentando os riscos de curto circuitos e outros acidentes.
Proteja seu lar contra incêndios: separamos algumas dicas de segurança para prevenir acidentes em sua casa, confira:

Eletricidade

– Evite uso de plugs T (benjamins). Substitua-os por filtros de linha;
– Não deixe o celular carregando quando dormir;
– Não faça ligações provisórias;
– Deixe cortinas longe de fios elétricos;
– Sempre verifique as condições das resistências dos chuveiros;
– Tire aparelhos elétricos das tomadas quando houver raios;
– Desligue a energia quando viajar.

Objetos inflamáveis

– Mantenha isqueiros e fósforos longe de crianças;
– Cuidado ao jogar as bitucas de cigarro no lixo;
– Caso utilize velas em alguma emergência, sempre coloque sobre um suporte.

Na cozinha

– Não coloque metais no micro-ondas;
– Lave bem os bicos das panelas de pressão;
– Feche o registro de gás quando não cozinhar;
– Deixe panos e toalhas longe do fogão;
– Mantenha atenção nas panelas que estão no fogo.
Muitas vezes as normas de segurança no condomínio, principalmente contra incêndios, não estão em dia. Por isso, também separamos alguns pontos que devem ser observados tanto pelo síndico, quanto por todos os moradores.

Condições de segurança

Fique atento às condições de segurança e combate a incêndio, alinhadas à legislação municipal, estadual e às normas e orientações do Corpo de Bombeiros.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento exigido por Decreto Estadual e certifica que os equipamentos de segurança e combate a incêndio estão regularizados. É obtido após aprovação de projeto e vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Saiba mais sobre o assunto em nosso outro artigo: AVCB E A IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIO

Seguro condominial

Verifique se o seguro condominial está válido e vigente com cobertura para incêndio, reconstrução e responsabilidade civil.

Manutenção e revisão em dia

É muito importante manter a manutenção e cuidados com equipamentos de combate a incêndio em dia. Verifique se o certificado de brigada de incêndio está vigente. Realize periodicamente testes na bomba de incêndio, sistema de hidrantes, mangueiras e recarga de extintores no prazo legal. Cheque também se alarmes e extintores estão em bom estado.
Além disso, revise sempre as portas corta-fogo, observando se há desgastes naturais dos acessórios e se os componentes como fechaduras, barras de pânico e principalmente molas estão em pleno funcionamento e conforme a NBR-11.742 DA ABNT. Outro ponto muito importante e que pouco se comunica nos condomínios é sobre a obrigatoriedade de mantê-las sempre fechadas (não trancadas), para que a sua função de proteção em caso de incêndio seja executada.
Precisa de um apoio em seu condomínio, conte com o Grupo Graiche.

VOLTAR PARA NEWS