Morando em condomínio pela primeira vez? Nós ajudamos!

15 de março de 2021

condomínio

Sempre que estamos em processo de mudança acabamos ficando com algumas dúvidas ou inseguros. Se você vai se mudar para um condomínio pela primeira vez e deseja ficar despreocupado sobre como funciona a rotina e a vida por lá, fique tranquilo(a)!

Neste post, falaremos sobre as principais dúvidas sobre morar em condomínio para que você comece sua nova vida confiante!

Quais são as normas do condomínio?

As primeiras informações que devemos entender ao morar em condomínio pela primeira vez são as normas. Entender quais são os horários de “silêncio”, como deve ser feita a carga e descarga de itens, como funcionam as permissões para visitantes e utilização de áreas comuns é essencial.

Todas as regras do condomínio estão no Regulamento Interno, documento essencial para todo prédio. Você pode acessar o Regulamento Interno no site de administradora do Condomínio, pedir uma cópia para a Administração Interna ou perguntar ao profissional responsável, como o(a) síndico(a) ou zelador(a) sobre as normas para se manter atualizado(a)!

Como funcionam as instalações de água, luz e gás?

Para que sua rotina não seja afetada, você deve consultar as concessionárias para saber se os serviços estão ligados e, caso estejam desligados, quais são os procedimentos corretos para instalações de água, luz e gás. Dessa forma, você poderá se preparar para instalar chuveiros, gás encanado, ligar a luz e mudar a conta para o seu nome.

Quais são os horários para realizar mudanças?

Saber quais são os horários adequados para realizar as mudanças fará com que os vizinhos fiquem satisfeitos. Além disso, avisar os colaboradores do prédio com antecedência também ajudará durante o processo e evitará problemas no dia da mudança.

O que está incluso no valor do condomínio?

Uma das principais dúvidas ao começar sua vida em um condomínio é sobre quais os benefícios que o valor do condomínio inclui. É importante saber quais são as áreas comuns, como piscinas, playground, salão de festas, churrasqueira, quadras esportivas, academia, SPA, etc., pois mais serviços normalmente refletem em cotas condominiais mais altas, devido ao processo de manutenção preventiva dos equipamentos, limpeza e reposições ao longo do tempo.

Além disso, outras despesas são calculadas para formar o valor total do condomínio, como a prestação de serviços, luz, água, salário de funcionários, Fundo de Reserva para emergências e reformas — quando aprovado em assembleia, etc.

Como é feita a administração do condomínio?

Ao morar em condomínio é importante avaliar como está sendo realizada a administração e todo o suporte ofertado ao novo morador do condomínio, como atualização cadastral e informações sobre pagamento e acesso ao boleto.

O Grupo Graiche, por exemplo, está a quase cinquenta anos prestando serviços de administração de condomínio, além de atuar na locação e venda de imóveis. Além disso, conquistou o prêmio master imobiliário, demonstrando ter toda a expertise para realizar esse trabalho.

Quem ficará encarregado das reformas e reparos?

Uma dúvida muito comum é sobre quem é o responsável por reformas e reparos no caso de imóveis alugados. Isso dependerá de cada situação, mas geralmente, tanto o locatário quanto o locador ficam responsáveis em conjunto.

Para compreender melhor como funciona e quem fica responsável nas diferentes situações, temos um artigo especial sobre o assunto.

Quais são as atividades principais do condomínio?

Para quem nunca morou em condomínio, pode ser que não esteja acostumado(a) com as atividades de rotina do edifício. Por isso, elencamos algumas delas para que você fique atento(a)!

Retirada do lixo

A coleta seletiva e a retirada do lixo devem ser feitas em conjunto pelo condomínio e morador, porém cada condomínio possui um processo específico. Alguns disponibilizam lixeiras/caçambas de lixo com a sinalização de qual material reciclável deve conter em cada um e o(a) morador(a) fica responsável por descartar seu lixo de forma correta, outros apenas pedem que os tipos de lixos sejam embalados em sacos de cores diferentes, preto para os não recicláveis e verde para os recicláveis e a retirada do lixo fica por conta dos colaboradores do condomínio, que irão deixá-los em local adequado para que os lixeiros possam realizar a coleta.

Por isso, como dito anteriormente, consultar o Regulamento Interno do condomínio é essencial para ficar por dentro dos procedimentos adotados em cada um.

Quadro de avisos

Ficar atento(a) ao quadro de avisos é importante para se manter atualizado(a) sobre as atividades, normas e comunicados gerais do condomínio. Por isso, certifique-se de onde o quadro se encontra e verifique se há novas atualizações.

Avisos sobre o racionamento de água, as novas normas, os dias de manutenção e dedetização estarão lá, por isso, fique atualizado(a)!

Limpeza e manutenção

Essa atividade é muito importante e deve ser realizada frequentemente, principalmente em tempos de pandemia. Os condomínios disponibilizam agora álcool em gel para os moradores e colaboradores manterem os cuidados com a COVID-19 e as limpezas nas áreas comuns, corredores e elevadores também estão sendo feitas com mais frequência.

Portaria

Manter o funcionamento da portaria atualizado é importante para que todos os moradores fiquem satisfeitos. Repare como é o serviço da portaria do seu condomínio e perceba se há estrutura para o recebimento de encomendas, delivery, visitantes, documentos, entrada e saída prática e segura dos moradores, etc.

A Portaria 4.0 , produto exclusivo Graiche, oferece soluções que otimizam o dia a dia dos colaboradores e moradores. É uma ótima opção para atualizar seu condomínio!

Portal e App do Condomínio

Verifique se o condomínio possui um portal na web e/ou aplicativo. Muitos recursos podem ser acessados facilmente por meio desses canais digitais, como a 2ª via da taxa condominial, histórico de pagamento, atualização de cadastro, reserva e agendamento das áreas comuns do condomínio, entre outros.

Então, está mais tranquilo(a) para conviver em condomínio pela primeira vez? Esperamos que sim! Conte com o Grupo Graiche para realizar uma administração condominial de excelência.


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever