Como é calculado o reajuste do aluguel?

7 de dezembro de 2020

Entenda como funciona o cálculo com base no IGP-M

A cada 12 meses, os valores dos aluguéis de imóveis residenciais e comerciais devem ser reajustados conforme o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M). Ele é o índice eleito pelo mercado há mais de 30 anos para o cálculo, desde a validade da Lei do Inquilinato (Lei nº 8245/91).

É considerado o índice que melhor reflete a realidade da inflação dos negócios em todo o país e impacta diretamente no valor do aniversário do aluguel.

Nesse ano atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, o IGP-M poderá acumular muito acima dos anos anteriores, por exemplo, em comparação com 2017, ano em que o índice foi negativo.

O cálculo do IGP-M leva em conta diversos indicadores:

  • IPA-M — Índice de Preços do Atacado – Mercado.
  • IPC-M — Índice de Preços do Consumidor – Mercado.
  • INCC-M — Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado

Além de impactar no reajuste do aluguel, o IGP-M interfere diretamente em outras finanças, como mensalidade de escolas e faculdades, academias e algumas modalidades de seguros e planos de saúde. Vale a pena consultar os contratos para não ter nenhum susto nesse começo de ano!

> Saiba mais:

Vistoria: o que é preciso avaliar antes de alugar

O que fazer se o aluguel subir de mais?

A melhor saída é sempre a negociação. O recomendado é que os proprietários e os inquilinos consigam negociar e estabelecer novos valores de aluguéis ou corrigir contratos defasados. Sempre utilizando o bom senso.

Já a intermediação e assessoria de uma administradora de imóveis qualificada também são fundamentais para que o acordo seja discriminado em contrato e seguro para ambas as partes.

Vale destacar que o proprietário não tem obrigação nenhum em flexibilizar o reajuste, já que ele está previsto no contrato. Porém, o diálogo ainda é o melhor caminho, principalmente, se a relação com o inquilino vem de longas datas.

Em muitos casos, o desconto é mais vantajoso do que ter um imóvel vago. Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.



Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever