#HomeOffice: dicas para não perder a produtividade

14 de julho de 2020

Home Office dicas para não perder a produtividade

Saiba como se organizar e manter a produtividade trabalhando em Home Office.

O modelo Home Office passou a ser mais adotado por diferentes empresas em 2020, principalmente por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Porém, não são todos os colaboradores que já utilizavam esse modelo de trabalho e estavam acostumados com ele. 

Pode ser que você esteja com dificuldades para manter a produtividade ao trabalhar em casa. Por isso, separamos neste artigo diferentes dicas para você conseguir se concentrar mais no Home Office. Confira!

Invista em um ambiente para seu Home Office 

Para começar, é muito importante entender que ter um espaço separado especialmente para realizar seu trabalho é essencial. Muitas pessoas já têm escritórios em casa, mas outras não, então vamos ajudar ambos!

Se você já tem um espaço, vale a pena ver se está em ordem, pois muitas vezes acabamos deixando o escritório bagunçado e com acúmulo de documentos. Realize uma limpeza e jogue fora o que não precise mais ou doe o que ainda está em bom estado, mas não é mais utilizado por você. 

Para quem ainda não tem um espaço reservado, é importante investir em um. Escolha uma boa mesa em que você possa colocar todos os itens que usa para trabalhar, como notebook ou computador de mesa (lembre-se da CPU), porta-lápis, blocos de anotações e agendas além de um abajur para melhorar a iluminação.

Para incentivar a produtividade, que tal investir em uma decoração alegre? Você pode encontrar diferentes ideias de Home Office decorados no Pinterest

Restrinja o uso de smartphones e outros aparelhos eletrônicos

O smartphone virou uma extensão de nossos corpos, sendo difícil não sentir falta dele quando ele não está por perto. Checar as redes sociais a todo o momento ou mensagens e ligações é algo que está no cotidiano na maioria das pessoas. 

Existe até uma síndrome que atinge algumas pessoas, chamada FOMO Fear Of Missing Out, que é o medo de não estar nas redes sociais aproveitando bons momentos. Causando ansiedade em muitos, é um dos sinais que afetam quem está viciado nas redes.

Apesar de nem todos sentirem tanta falta, os aparelhos podem causar distração. E não são só os smartphones, há também os relógios conectados às redes sociais, como o Apple Watch, assistentes virtuais, como a Alexa e muito mais. O ideal é manter os aparelhos no modo silencioso e evitar usá-lo durante o horário de trabalho.

Mantenha os horários da rotina no Home Office

Estar em casa gera muito mais conforto para o colaborador, o que também pode desorganizar a rotina de trabalho. Para não se distrair e perder a produtividade, continue seguindo o cronograma que tinha presencialmente. 

Ou seja, não ultrapassar o horário de almoço, organizar os horários em que vai trabalhar em cada tarefa e também ter um espaço do dia reservado para possíveis reuniões online não agendadas é importante para que nada atrapalhe seu processo criativo e de produção.

Caso o cronograma anterior não esteja funcionando, vale a pena separar um tempo e organizar um novo. Entender quais são as novas demandas e como elas funcionam no modelo Home Office, saber se você precisará realizar ligações com os colegas de trabalho para discutir sobre, tudo isso deve ser pensado para permanecer produtivo.

Prepare a alimentação da semana antecipadamente

Se você está acostumado a alimentar-se em restaurantes ou não preparava sua marmita para a semana, deve estar sofrendo um pouco ao ter que preparar o almoço durante o horário reservado. 

Chegou o momento de se organizar! Você pode cozinhar diferentes pratos, colocá-los em marmitas e congelá-los para comer durante a semana, ou até mesmo separar as receitas e alimentos que usará para preparar os pratos mais rápido.

Dessa forma, você não perde tanto tempo preparando a comida e também não gasta tanto com delivery’s. E o melhor: você poderá realizar atividades relaxantes durante o horário de descanso.  

Conforme citamos ao longo do artigo, a melhor forma de manter a produtividade no Home Office é organizando seu espaço de trabalho, cumprindo corretamente os horários, realizando cronogramas, aproveitando seu horário de almoço e até mesmo organizando sua alimentação para poder descansar mais. 

Agora que você já sabe como ser produtivo no Home Office, confira também algumas dicas do que assistir em família durante seu tempo livre!

 

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.