Final do ano e os problemas de convivência em condomínio

15 de dezembro de 2020

Com a aproximação das festas de final de ano, os problemas de convivência em condomínio e as reclamações tendem a aumentar.

Especificamente no ano de 2020, o universo condominial passou por grandes modificações, aceleradas pela pandemia da COVID-19, como as assembleias virtuais, restrições de uso de áreas comuns e até mesmo o home office, situações incomuns até então.

Neste momento de festas, síndico e administradores precisam ter cautela, mas seguindo os passos abaixo é possível passar por essa fase de maneira tranquila, vamos lá:

Procure sempre conversar

Nesta época, as reclamações tendem a aumentar. Antes de aplicar advertência ou até mesmo multa, procure conversar com o condômino infrator e não se esqueça de dar um retorno ao reclamante.

A maioria dos infratores não sabe que está incomodando e, após a conversa, não volta a praticar a conduta infratora. Resolver dessa forma é sempre a melhor solução.


Evite maiores dissabores!

A conduta deve sempre visar apaziguar os ânimos. Uma mediação pode ser benéfica, evitando prolongar os conflitos e dissabores entre os vizinhos e até mesmo com a administração do condomínio. Pense em fazer amigos e não em cultivar inimizades.

Faça campanhas de comunicação

Envie circulares relembrando os horários de funcionamento das áreas comuns, os protocolos de higiene e segurança, os horários de silêncio e as regrinhas básicas de convivência. Muitas vezes, um lembrete pode evitar que a infração ocorra.

Promova a tolerância

No final do ano, as confraternizações entre amigos e familiares aumentam e alguns barulhos acabam incomodando o sossego do vizinho. Converse com o infrator para se colocar no lugar do próximo, mas também transmita ao morador reclamante que essa fase é passageira e que todos têm o direito de usar do seu imóvel.

Atenção à segurança!

É sempre importante orientar os porteiros e funcionários das regras de segurança, especialmente durante as festas de final de ano onde muitos moradores viajam. Redobrem a atenção!

Não se esqueça da pandemia!

O uso de máscara e o distanciamento social devem ser seguidos à risca! Lembre-se de evitar aglomerações, higienizar as mãos e usar máscaras de proteção. A pandemia ainda não acabou.

O ano de 2020 já foi bastante conturbado. Uma abordagem conciliatória com certeza trará benefícios à vida condominial. A administração deve aplicar as penalidades previstas na Convenção e no Regulamento Interno, entretanto, uma tentativa de conversa e conciliação antes trará resultados muito melhores do que a letra fria de uma advertência escrita.

A conciliação e mediação estão crescendo na área condominial. Principalmente para a resolução de conflitos internos entre vizinhos e, especialmente neste momento de festas de final de ano ainda em pandemia, serão muito úteis para solucionar os problemas.

No final das contas, todos são vizinhos e moram sob o mesmo teto! As palavras de ordem desde final de ano são: Tolerância, paciência e conciliação!

Boas festas!

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.



Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever