Cuidados com a instalação do ar-condicionado

4 de fevereiro de 2022

Cuidados com a instalação do ar-condicionado

A chegada do verão e o aumento da temperatura, faz com que cresçam as buscas por aparelhos de ar-condicionado. Apesar do conforto e comodidade que o equipamento traz, sua instalação pode ser uma dor de cabeça. Com isso, é importante estar atento a alguns cuidados necessários na hora da instalação para um bom funcionamento.

Para que isso aconteça, algumas ações precisam ser feitas antes mesmo de fazer a compra do ar-condicionado. No caso de apartamentos ou condomínios, verifique as regras que precisam ser seguidas para realizar a instalação. Assim, você garante que não haja dor de cabeça, quanto às proibições ou à obrigatoriedade de um modelo específico de aparelho.

Além dessa, outras precauções são necessárias para garantir um bom desempenho. Por isso, separamos dicas importantes para garantir a instalação correta do ar-condicionado.

Leia também: Instalação de ar-condicionado em condomínios

Confira a rede elétrica

Por mais que pareça uma dica óbvia, às vezes pode passar despercebida. É mais comum encontrar aparelhos de ar-condicionado em 220v, então você deve certificar-se de que a rede elétrica do imóvel suporta a carga necessária para o funcionamento.

Além disso, é importante que no relógio de energia tenha uma fase própria para o ar-condicionado e que haja uma tomada adequada para ele, em tensão compatível. Quanto maior a corrente, menos energia para funcionar na mesma frequência, o que resulta em segurança e economia na conta de luz.

Defina bem o local de instalação

É importante lembrar que dependendo do seu ar-condicionado, existem algumas necessidades quanto ao local de instalação. No caso do modelo split, que acomoda a evaporadora na parte interna do ambiente e a condensadora do lado externo, é preciso optar por um lugar que deixe as duas partes próximas.

Outro fator importante nessa decisão é ter atenção para escolher uma parede que não bata sol ou ventos fortes, garantindo assim um bom desempenho e apenas o gasto de energia necessário.

Verifique a capacidade do ar para o cômodo

Para garantir o investimento no ar-condicionado correto, verifique a capacidade do aparelho. É comum as pessoas não se atentarem à área que o aparelho é capaz de cobrir e acabam fazendo uma compra errada.

Para encontrar o equipamento ideal, recomendamos utilizar o cálculo de 600 a 800 BTUs  para cada metro quadrado do ambiente (600 para quando não há incidência de sol no espaço e 800 para ambientes em que há raios de sol diariamente), mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, televisão, freezer, fogão etc.). Você também pode optar por buscar um profissional para lhe auxiliar nesse cálculo, seja na loja da compra ou com quem irá fazer a instalação.

Contrate um instalador especializado

A instalação do ar-condicionado precisa de muitos cuidados e atenção. Caso seja feita de maneira incorreta, pode causar defeitos, reduzir a vida útil do produto, elevar o consumo de energia elétrica e até mesmo levar a perda de garantia.

Nesse caso, é imprescindível contratar um profissional especializado e credenciado pela fabricante.

Gostou do conteúdo? Para estas e outras dicas sobre vida em condomínio, conte com a Graiche.


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359