Conversão de flats em condomínio residencial com serviços

23 de março de 2021

flats

A busca por residenciais com serviços de hotelaria e facilidades aumenta a cada dia mais por conta da praticidade e custos oferecidos neste modelo de residência. Por isso, o processo de conversão de flats em condomínios residenciais com serviços está em alta, sendo procurado por proprietários e investidores.

Para entender mais sobre o assunto, preparamos esse post com as principais dúvidas. Continue a leitura para saber mais!

O que são flats?

A dúvida de muitas pessoas é sobre a diferença entre o flat e o hotel. Os flats, também chamados de apart-hotel, são mais completos e maiores que um quarto de hotel. Neles, normalmente, há uma cozinha para os hóspedes fazerem suas próprias refeições.

Além disso, no flat há algumas semelhanças com o hotel, como os serviços oferecidos de limpeza diária, lavanderia, refeições, TV a cabo, entre outros. Os valores ficam inclusos na taxa de condomínio na maioria das vezes.

Quem utiliza um flat?

As pessoas que buscam um flat muitas vezes moram sozinhas, são executivas e não tem tempo para os afazeres domésticos. Por isso, essa acaba sendo uma excelente opção, pois com os serviços inclusos é possível deixar de lado as preocupações com a limpeza do local. Os flats também oferecem a opção de pagar somente por serviços utilizados, como manobrista, limpeza, restaurante, etc.

Como é a conversão de flats em residenciais com serviços?

Houve um crescimento na procura de serviços de conversão de flats em condomínios residenciais. Isso ocorreu devido ao alto custo das comodidades que alguns flats oferecem. Além disso, há um baixo retorno de investimento, impostos sobre ganho e concorrência pelo alto crescimento dos serviços de locação temporária. Tudo isso acaba fazendo com que os proprietários desejem fazer a conversão.

O que é alterado na conversão?

As alterações em geral ocorrem no regulamento do flat. Lá são modificadas as obrigações e a convenção condominial que obrigam o empreendimento a manter os serviços, comodidades e o enquadramento tributário.

Em vez de os flats manterem esses serviços arcando com o custo, mesmo quando não são utilizados, eles passam a oferecer à parte com a modalidade pay per use (pagar somente por o que usa), o resultado disso é a redução do custo fixo.

Qual a mudança para quem já é morador?

A principal mudança para o morador é a redução de custos fixos, que automaticamente aumenta o retorno do investimento, da flexibilidade e da agilidade ao adquirir o serviço. A burocracia acaba diminuindo também, facilitando o dia a dia do morador.

Processo de macro alteração

Para que a mudança seja de acordo com todas as normas, é preciso:

  • entender a necessidade e anseio dos proprietários e investidores;
  • analisar o empreendimento por um processo de imersão nas disponibilidades de serviços, check-in e check-out, custos diretos e incidentes derivados dos serviços, estado da estrutura comum e da obsolescência da decoração e mobiliário das unidades, localização, procura, taxa de retorno e taxa de vacância, entre outros aspectos;
  • verificar a documentação legal, tributação, quais possibilidades e recursos são necessários para promover a alteração;
  • realizar a simulação de ambientes financeiros e operacionais para discussão e definição com os investidores ou proprietários;
  • fechar o modelo ideal pretendido de custos, serviços básicos, obrigatórios, pay per use, procedimentos e retorno pretendido em médio e longo prazo;
  • definir o eventual cronograma de investimentos nas unidades autônomas e da área comum, se necessário;
  • executar uma assembleia geral, com quórum qualificado para as alterações documentais e legais;
  • efetuar alterações legais junto aos órgãos públicos e enquadramento tributário.

Para que tudo ocorra bem e você não fique com dúvidas, o ideal é contratar uma equipe especializada no assunto. Afinal, é importante saber todas as alterações e como funciona o processo de conversão de flats em condomínios residenciais com serviços.

Então, conseguiu entender como funciona a conversão de flats? Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever