Como saber, com confiança, o valor do seu imóvel?

31 de maio de 2022

Como saber, com confiança, o valor do seu imóvel?

Um dos maiores desafios para quem deseja comprar ou vender é conseguir avaliar corretamente o valor do imóvel, isso porque o mercado imobiliário é bastante dinâmico e exige um acompanhamento constante das principais tendências e perspectivas do setor.

Nestes casos, é fundamental solicitar um Laudo de Avaliação ao corretor de imóveis, fornecido por um profissional técnico. Dessa forma, você terá certeza de que, no caso de uma negociação, contará com os dados mais próximos da realidade do mercado.

A compra ou venda e até mesmo o aluguel de um imóvel são consideradas tarefas complexas que demandam muito tempo e muita análise. Por isso, profissionais especializados no assunto, os avaliadores de imóveis, precisam levar em conta um conjunto de critérios para definir o preço final deste bem. Assim, se o valor do imóvel estiver devidamente adequado com as características apresentadas, mais fácil será convencer o potencial cliente a fechar negócio.

Existem alguns critérios básicos que o corretor de imóveis considera no momento de fazer a avaliação e, portanto, a precificação correta do imóvel que será comercializado. Dentre os fatores que influenciam diretamente no valor do imóvel, estão:

  • localização e vizinhança;
  • tipo de construção;
  • infraestrutura de tecnologia e lazer;
  • proximidade com lojas e serviços;
  • segurança;
  • estrutura do terreno;
  • idade da construção;
  • acabamento;
  • estado de conservação.

As Normas Técnicas

O avaliador seguirá uma rigorosa lista de índices para elaborar seu parecer. O perito que você contratar deverá ter conhecimento de uma metodologia técnica específica que segue, entre várias normas, a NBR (Norma Brasileira) 14.653, elaborada pela ABNT. Ela estipula os parâmetros e métodos para a cotação de preços do imóvel.

Um dos indicadores que devem ser considerados para a avaliação correta é o Índice Nacional de Construção Civil (INCC), de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Sua finalidade é apontar a evolução dos custos das construções com base no índice de preços dos materiais utilizados. É ele, por exemplo, que indica as correções das prestações nos contratos de compra durante a construção de imóveis.

Além do INCC, também é preciso utilizar o Custo Unitário Básico da Construção (CUB), da ABNT. Sua função é indicar o valor do custo do metro quadrado construído. Você pode encontrar esses índices nos Sindicatos da Construção Civil da sua região. Bem abrangentes, subdividem-se em análises que tratam do padrão de acabamento, número de quartos, quantidade de pavimentos, fundações, instalações (como aquecedores, ar-condicionado, calefação etc.), obras complementares, urbanização, recreação (existência de piscinas, quadras, etc.) e outras características da propriedade.

Faça comparativos

Fazer um comparativo dos valores de imóveis semelhantes pode ser uma boa referência para definir o valor correto de um imóvel. Buscar preços de imóveis similares vendidos ou alugados recentemente em endereços próximos, ou no mesmo edifício do imóvel que se deseja comercializar.

Essa dica pode ser um importante método e ajudar quem quer ter apenas uma ideia do valor do seu imóvel, mas também para quem quer certificar de que a avaliação feita por uma imobiliária está nos parâmetros para a região.

Fique atento!

Conforme estipula a norma, o profissional técnico deve solicitar a você a documentação do imóvel. Procure organizá-la, visto que sua análise deverá ser a primeira providência a ser tomada pelo técnico.

Agora que você já sabe que há muito mais a ser avaliado em um imóvel do que apenas seu valor de mercado e compreendeu como funciona o processo de precificar corretamente um imóvel, saiba como a Graiche pode te ajudar na gestão imobiliária.

Administração de Imóveis


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359