COMO EVITAR ALAGAMENTOS DENTRO DO CONDOMÍNIO?

10 de fevereiro de 2020

As chuvas em São Paulo não estão dando trégua. Por isso, listamos alguns itens e cuidados para que episódios de alagamentos dentro dos condomínios possam ser evitados ou identificados rapidamente para adoção de medidas a minimizar transtornos aos moradores e prejuízos a todos.

Prevenção: a manutenção e revisão dos componentes devem estar em dia, principalmente dos equipamentos destinados à drenagem da água da chuva, como, por exemplo, as bombas e  grupos geradores de energia. Verificar, também, se há na guarita alarme de extravasão de água e conferir seu pleno funcionamento.

 Verificação de segurança: manter ralos e calhas sempre limpos, além de verificar se está tudo em ordem com coberturas, telhados, área das antenas, verificando sempre se não há sinais de infiltrações ou problemas do gênero.

Árvores: Verificar se existem árvores com perigo de cair e prejudicar as instalações do condomínio, sendo certo que, nesse caso, a Prefeitura deve ser acionada pelos seus canais próprios de atendimento;

Seguro: Não existe seguro condominial que cubra alagamentos/enchentes dentro de condomínios, isso fica a cargo dos próprios proprietários dos veículos, que devem se atentar à apólice quando da contratação, observando cuidadosamente quais são os itens cobertos pela seguradora.

Vale lembrar que o tempo de escoamento da água pode aumentar bastante a depender das características físicas do prédio, somada a eventual obstrução das galerias das ruas ou mesmo se o sistema de vazão for inferior ao necessário, o que fatalmente ocasionará alagamentos.

É bom lembrar que, em casos de chuvas muito fortes, o sistema de drenagem pode estar funcionando corretamente e, ainda assim, não ser suficiente. Por isso, cada caso deve ser avaliado de maneira particular, podendo ou não haver a omissão do síndico, da municipalidade ou ser tratado mesmo como um desastre natural. Uma perícia pode ajudar na conclusão para eventuais providências e busca por compensação de danos.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.