Como escolher os brinquedos para o playground do condomínio?

4 de março de 2022

Como escolher os brinquedos para o playground do condomínio

É por meio das brincadeiras que ocorre o desenvolvimento infantil. Brincar é a maneira mais saudável para uma criança desenvolver fatores importantes como a socialização, a coordenação motora, a percepção tátil e a criatividade.

Os playgrounds são formados por brinquedos produzidos e arquitetados especialmente para promover a diversão das crianças com segurança. Além de uma ótima opção para entretê-las, esses espaços são excelentes para estimular a interação em grupo.

Condomínios que possuem uma área para promover o lazer da criançada são cada vez mais valorizados. A garantia de espaços de diversão seguros e amplos, além de trazer alegria para os pequenos, auxilia os pais que buscam alternativas de passatempos aos filhos e deixa os adultos mais satisfeitos e identificados com o condomínio.

Pensando em te ajudar a montar um local seguro, divertido e educativo, separamos algumas dicas nesse post.

Considere o tamanho do espaço e o número de crianças

Na hora da escolha, considere o espaço disponível para limitar as opções dos brinquedos para montar o playground. Caso a área seja grande, por exemplo, é possível incluir itens como escorregadores, balanços e gangorras. Caso contrário, podem não ser uma boa opção por não permitir uma boa circulação das crianças.

Outro fator importante é quanto ao número de crianças que utilizarão o playground. Isso deve ser levado em conta para evitar acidentes. Às vezes, com muitas crianças em um espaço pequeno, ninguém consegue aproveitar o tempo de lazer como poderia.

Delimite uma faixa etária nos brinquedos

É possível encontrar brinquedos para diferentes faixas etárias. Antes de escolhê-los, o condomínio precisa delimitar qual a faixa etária aquela área irá se destinar. Isso porque, essa informação influencia no tipo de material a ser utilizado e até mesmo em quais são os melhores equipamentos a serem adquiridos.

Existem opções de plástico, que são recomendadas para crianças pequenas, pois possuem menores riscos de acidentes, de madeira, que são recomendadas para crianças em torno de 7 a 10 anos e o material é mais resistente e ainda as de ferro, que é uma opção mais duradoura e resistente, porém mais recomendado para crianças acima de 10 anos.

Use e abuse de sinalização no playground

O playground do condomínio deve contar com várias placas indicativas sobre idade, altura e peso dos usuários. Não deixe de sinalizar instruções e orientações de bom uso dos brinquedos para evitar acidentes.

Além das dicas para lhe ajudar a escolher os brinquedos para o playground do condomínio, é essencial sempre pensar na segurança e consultar as normas e fornecedores, esclarecendo as dúvidas e tendo a certeza de um bom investimento.

Existem algumas definições e requisitos feitos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que você deve seguir para prevenir problemas, como: estabelecer regras de uso, cuidar sempre bem do acabamento, ter uma manutenção frequente programada, realizar cálculo da distância entre os brinquedos, exigir a presença de um responsável para supervisionar as crianças e ter atenção à instalação de um piso adequado.

Seguindo essas dicas, a diversão estará garantida!

Gostou do conteúdo? Para estas e outras dicas sobre vida em condomínio, conte com a Graiche.


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359